Para combater os sintomas agudos da ansiedade, os Laboratórios YSONUT desenvolveram um novo suplemento alimentar. A sua fórmula única contém princípios activos essenciais para o equilíbrio do sistema nervoso, entre os quais o GABA. Este neurotransmissor, naturalmente presente no cérebro, tem a capacidade de refrear as emoções negativas.
Vamos descobrir os poderes desta molécula espantosa!
Os movimentos, os pensamentos, a memória, a linguagem, a reflexão e as emoções são o resultado da atividade eletroquímica do cérebro. Graças a 100 mil milhões de células nervosas, incluindo os neurónios, o nosso computador central é capaz de receber e descodificar os sinais recebidos e, em seguida, emitir as instruções correspondentes.
Cada informação é traduzida numa corrente eléctrica que flui através da rede neuronal.
Um neurónio é constituído por um núcleo, o corpo celular. Está ligado, de um lado, a ramificações, os dendritos, que actuam como antenas receptoras de sinais, e, do outro, a um axónio, que transmite sinais ao neurónio vizinho. Os dendritos e o axónio terminam em sinapses.
Os neurónios não estão diretamente ligados uns aos outros. Ao nível das sinapses, existe um espaço vazio, a fenda sináptica, que a corrente eléctrica não consegue atravessar.
É aqui que a bioquímica entra em ação. Ao chegar à extremidade do axónio do neurónio número 1 (o axónio pré-sináptico), o sinal elétrico liberta as vesículas (pequenas bolsas ou glóbulos no interior das células) que armazenam mensageiros, neurotransmissores como o GABA, o glutamato, a serotonina, a adrenalina ou mesmo as endorfinas.
Exprimem o sinal elétrico num sinal químico para atravessar a fenda sináptica.
Quando chegam ao outro lado, os neurotransmissores ligam-se aos seus receptores.
A associação neurotransmissor-recetor é única, como uma chave e a sua fechadura. O GABA, por exemplo, só se pode associar aos receptores GABA.
Dependendo dos receptores activados e do seu número, o sinal químico é recodificado num sinal elétrico pelo neurónio número 2 (o neurónio pós-sináptico). O sinal viaja de neurónio em neurónio, chegando às células que recebem a mensagem que controla, por exemplo, o movimento do braço.
Tal como os dois pratos de uma balança, o glutamato e o GABA são interdependentes e antagónicos. Interdependentes porque o GABA é sintetizado a partir do glutamato. Antagónicos porque o glutamato é um excitador, enquanto o GABA é um inibidor.
O cérebro está, portanto, constantemente a fazer malabarismos com estes dois neurotransmissores para manter o equilíbrio fisiológico do sistema nervoso.
Os neurotransmissores desempenham um papel essencial na transmissão dos sinais. Permitem ao cérebro distinguir se o estímulo recebido deve traduzir-se num movimento ou numa emoção. Por exemplo, a adrenalina assinala o perigo, enquanto a oxitocina promove a ligação afectiva ou maternal.
Como acabámos de ver, o glutamato é um excitante. Afecta a intensidade do sinal. O seu antagonista é o GABA (ácido gama-aminobutírico). Descoberto em 1957 nos neurónios dos lagostins, é o neurotransmissor mais comum no sistema nervoso central, modulando 40% dos neurónios.
Ao reduzir a sua excitabilidade, diminui a velocidade de transmissão dos impulsos nervosos.
Em particular, quando as mensagens eléctricas de stress excitam os neurónios, o GABA abranda ou bloqueia mesmo a passagem da informação para equilibrar os efeitos excitatórios do glutamato.
Até os ansiolíticos imitam este efeito, conseguindo ligar-se a receptores próximos dos receptores GABA.
A agitação, a irritabilidade e a ansiedade podem ser evitadas através da calma.
No entanto, o equilíbrio GABA-glutamato nem sempre é mantido, o que conduz a perturbações fisiológicas. Numerosos estudos demonstraram que a instabilidade da dupla GABA-glutamato afecta a capacidade de adormecer e a qualidade do sono. Um desequilíbrio na relação GABA-glutamato desempenha também um papel decisivo na depressão.
Um verdadeiro círculo vicioso!
Embora o nosso corpo possa sintetizá-lo por si só, alguns alimentos são bem-vindos no seu prato. Para isso, opte por uma dieta rica em precursores do GABA, como a glutamina e o glutamato.
As proteínas de origem animal (ovos, aves, ...) ou vegetal (leguminosas) fornecem uma boa quantidade de glutamina. As amêndoas, as sementes de abóbora, as ervilhas partidas, as lentilhas vermelhas e o tomate são naturalmente ricos em glutamato. Combine-os com batatas, pimentos, alho francês, couve-flor ou mesmo com banana ou abacate para fornecer vitamina B6, essencial para a transformação do glutamato em GABA.
Um desequilíbrio na relação GABA-glutamato conduz a uma exacerbação da perceção das emoções e tem um impacto no humor, favorecendo assim o aparecimento da ansiedade.
50% dos adultos* sofrem de perturbações de ansiedade, e as mulheres têm duas vezes mais probabilidades de sofrer de perturbações de ansiedade do que os homens*. Um dos sintomas mais comuns é um ataque de ansiedade ou de pânico, que é tão imprevisível como difícil de ultrapassar.
Tem uma duração média de 10 a 30 minutos e apresenta sintomas característicos muito desagradáveis. Para além dos problemas cognitivos (perda de confiança em si próprio, sensação de perda de controlo, perturbações da memória, etc.), existem problemas físicos (palpitações, tonturas, náuseas, vómitos, espasmos e tremores, dores de estômago, perda de consciência, etc.).
SERENITE FLASH é a solução para lidar com situações específicas de stress e/ou ansiedade.
A sua composição exclusiva à base de GABA, associada ao extrato de espinheiro, ao mel e à vitamina B6, é o seu novo aliado calmante, suavizante e anti-stress.
A sua fórmula em spray sublingual proporciona uma maior biodisponibilidade do GABA para uma ação mais rápida e sem risco de dependência.
Em caso de picos de stress ou de choque emocional, 3 a 9 pulverizações diárias de SERENITE FLASH sob a língua permitir-lhe-ão recuperar rapidamente a calma e a tranquilidade graças aos benefícios do GABA.
Cuidar da saúde de todas as pessoas ao longo da vida é a missão da Inovance, partilhamos a nossa experiência em micronutrição através do nosso BLOG.
Bibliografía
* Observatorio de estrés de la Fundación Corporativa Ramsay Santé - Estudio 2017 basado en la encuesta realizada por Opinion Way
https://institutducerveau-icm.org/fr/actualite/mysteres-fonctionnement-cerveau/
https://www.inserm.fr/dossier/depression/
Bowery NG, Smart TG. GABA and glycine as neurotransmitters: a brief history. Br J Pharmacol. 2006 Jan;147 Suppl 1(Suppl 1):S109-19
The GABA system in anxiety and depression and its therapeutic potential. Neuropharmacology. 2012 Jan;62(1):42-53.
Narang et al. Sublingual mucosa as a route for systemic drug delivery; International Journal of Pharmacy and Pharmaceutical Sciences, Vol 3, Suppl 2, 2011
Kumiko Ninomiya. Natural occurrence. Food Reviews International, vol. 14, no 2-3, 1998
** Fundação José Neves – Estudo de 2017, “Guia para o desenvolveimentopessoal:como investires no teu bem-estar”
Sugestões de ligações externas
https://www.pasteur.fr/fr/journal-recherche/dossiers/decrypter-mysteres-du-cerveau
https://institutducerveau-icm.org/fr/